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Planejamento semanal da lancheira




A correria do dia a dia e o acúmulo de funções e tarefas contribuem para que os pais esqueçam de providenciar com cautela o lanche dos filhos e, sem perceber, caiam na cilada do fácil e prático. Muitas vezes eles recorrem a produtos industrializados e gordurosos, comprometendo a saúde das crianças.


O bom hábito alimentar deve ser mantido em casa e na escola. Portanto orientar os filhos a comer bem é função dos pais. A boa alimentação auxilia no desenvolvimento da criança, o aprendizado escolar, além de motivar a disposição física e mental.


Na lancheiras deve ter o grupo dos alimentos: energéticos, reguladores e construtores.

Dicas para uma lancheira saudável:


1) Escolha lancheiras térmicas que permitam melhor acondicionamento da comida. As bebidas como sucos, chás e água de coco devem ser levados em garrafas térmicas para manter a temperatura.

2) Congele as poupas de frutas, isso garante suco saudável todos os dias e rapidez no preparo.

3) Fique atenta às frutas da estação. Elas são mais baratas e costumam ter menos conservantes. Faça opção por frutas que podem ser consumidas com casca ou que a casca pode ser retirada facilmente como: maçã, banana, pêra, uva e morango.

4) Varie nos pãezinhos! Procure receitas de bolos, biscoitos, patês e geleias naturais.

5) Observe bem as garrafinhas e vasilhinhas que condicionam o lanche é preciso que sejam higienizadas diariamente e trocadas sempre que necessário.

6) Pergunte ao seu filho o que ele gostaria de levar, as crianças gostam de ser ouvidas e participar da decisão.

7) Faça um cardápio semanal e alterne os alimentos na próxima semana.

8) Se seu filho já sabe ler mande bilhetinhos, senão faça carinha nos alimentos (ele vai adorar a brincadeira).


Lembrando que sucos industrializados, salgadinhos, guloseimas, se consumidos em excesso, podem causar problemas graves, como obesidade, diabete, hipertensão e dislipidemia, ou seja, elevação da gordura no sangue. Portanto pare alguns minutos do seu dia e prepare o lanche saudável, seu filho merece.

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