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[Bate Papo com o Especialista] Mães Reais antenadas no emagrecimento saudável


No dia 12 de setembro aconteceu mais uma edição do Bate Papo com o Especialista, e a nossa convidada foi a médica gastroenterologista, Rubia Alves Cuzzuol. Rubia é especialista em Emagrecimento e esclareceu várias dúvidas das Mães Reais.


Mães em geral têm um grande interesse nesse assunto pois muitas ainda não voltaram ao seu antigo corpo após o parto. Mas Rubia salienta que o emagrecimento muitas vezes pode não estar relacionado apenas à alimentação. Pode haver também algum problema na saúde como hipotireoidismo, alteração nos sais minerais, nas vitaminas ou mesmo uma compulsão alimentar que, nesse caso além, do profissional especializado em emagrecimento é necessário também o acompanhamento psiquiátrico e psicológico.

Segundo a médica, fazer dieta e perder peso sem reeducação alimentar só gera mais um problema, porque depois o paciente pode engordar tudo novamente. Ela explica que o emagrecimento precisa ser de forma saudável, avaliando o perfil de cada paciente. “São quatro coisas importantíssimas: dieta, exercício físico, genética e metabolismo”, afirma Rubia. Através de exames é possível identificar o perfil metabólico, taxas de glicose, colesterol entre outros que são fundamentais para montar um planejamento de reeducação alimentar.


Rubia explica que existem várias dietas, mas devemos ficar atentas para dietas malucas que restringem tudo. “A pessoa perde peso rápido, mas depois ganha tudo novamente e pode se deparar com uma compulsão alimentar. As dietas devem ser baseadas na reeducação alimentar”, reitera.


O paciente precisa ter, em primeiro lugar, vontade de emagrecer e se tornar saudável. Muitos partem para opções mais drásticas, como cirurgias bariátricas, mas depois engordam tudo novamente, porque são ansiosos e querem resultado rápido. “O mais importante é ter saúde e qualidade de vida. Uma estética satisfatória virá como consequência”, afirma.


Durante nosso Bate Papo com o Especialista, Dra. Rubia deu algumas dicas, que servem não só para as mamães, mas para qualquer pessoa que queira ou precise perder peso:

  • Coma alimentos saudáveis;

  • Emagreça com acompanhamento de um profissional;

  • Tenha moderação, pois até frutas em excesso podem trazer desequilíbrio no organismo;

  • Troque ideias de receitas saudáveis, faça pratos criativos e tenha prazer em se alimentar;

  • Gaste mais tempo: descascando, preparando os pratos, e se alimentando. Os rápidos engordam e não são saudáveis;

  • Troque temperos prontos por naturais;

  • Diminua o consumo de carboidratos.

As Mamães Reais tiraram suas dúvidas e ficaram inspiradas para buscar uma vida mais saudável.


(colaboração: Sarah Carvalho)

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